Prefeitura de Curitiba será iluminada por energia solar
https://cbncuritiba.com/prefeitura-de-curitiba-sera-iluminada-por-energia-solar/
Sair de casa, olhar para o alto e se deparar com um céu totalmente nublado: uma cena comum em Curitiba. Com um tempo desses, será que é possível usar energia solar? A Prefeitura de Curitiba provou que sim.
Nesta quarta-feira (5), foi inaugurado no Palácio 29 de Março, sede da prefeitura, um sistema de energia solar fotovoltaica. São 439 painéis solares que foram instalados no telhado do edifício.
O prefeito Rafael Greca destacou que o potencial energético de Curitiba é enorme.
Além dos painéis, a prefeitura iniciou a substituição das lâmpadas atuais por LED, que vai gerar economia aos cofres públicos e também em consumo de energia.
A Secretária Municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, ressaltou a importância da energia solar para a natureza.
Os recursos de até R$ 997 mil são provenientes do Programa de Eficiência Energética da Copel Distribuição, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com contrapartida de cerca de R$ 140 mil do município.
O presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, falou sobre os benefícios da geração de energia solar.
O prefeito afirmou que a ideia é expandir o projeto de energia solar para outros pontos públicos da cidade como terminais de ônibus e na Caximba.
O sistema faz parte do programa Curitiba Mais Energia, que tem uma série de iniciativas voltadas à energia limpa e de menor custo para a cidade.