ETT cria aparelho portátil de energia solar – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

ETT cria aparelho portátil de energia solar

ett-cria-aparelho-portatil-de-energia-solar

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-renovavel/ett-cria-aparelho-portatil-de-energia-solar.html

Gerador batizado de SolMate possui painel fotovoltaico com sistema de armazenamento de energia, que pode ser instalado ou levado para qualquer lugar

A empresa alemã ETT acaba de criar um gerador portátil de energia solar que pode ser instalado ou levado para qualquer lugar. Batizado de SolMate, o equipamento produz até 25% da eletricidade necessária para uma residência, podendo economizar cerca de 6700 kg de gás carbônico. Nele, os painéis estão conectados à unidade de armazenamento por um cabo, que é simplesmente conectada a uma tomada padrão.

Por meio desse equipamento, todos serão capazes de produzir sua própria eletricidade. Basta instalá-lo na varanda, conectá-lo a uma tomada elétrica e fornecer sua própria eletricidade renovável para a casa.

A eletricidade gerada pelos painéis flui diretamente para a casa, conforme a necessidade, sem qualquer canteiro de obras em casa, sem qualquer instalador ou toneladas de papelada e sem causar interferência à rede de energia que alimenta a residência. A energia excedente fica armazenada, para ser usada sempre que houver necessidade.

Além disso, o sistema conta com um aplicativo, fornecido gratuitamente, para celular que permite aos usuários monitorar o fornecimento de energia, ou seja, saber quanto de sol está recebendo e quanta energia ele fornece.

O equipamento ainda foi pensado para pessoas que vivem em apartamentos, por exemplo, que não teriam condições em ter um sistema próprio de geração de energia solar. Por serem compactos e de fácil instalação, os painéis podem ser colocados em varandas ou qualquer espaço livre que receba a luz solar.

Também é possível carregar o painel enquanto faz uma caminhada. Para se ter uma ideia, a unidade de armazenamento com cinco painéis fotovoltaicos leves e flexíveis, que podem ser facilmente instalados usando tiras de velcro, saem por 2.799 euros, no site do fabricante.

Seguindo essa ideia de ter um carregador portátil, a gigante chinesa Xiaomi lançou o carregador solar portátil Yeux, ideal para recarregar eletrônicos em viagens longas, onde não há eletricidade, como em acampamentos, na prática de ciclismo, trilhas, montanhismo, entre outras atividades.

Com capacidade de 6.400 mAh, o equipamento é versátil podendo também ser recarregado via eletricidade. Com duas portas USB-A (5V/3A), um micro USB (5V/2A) e uma USB-C (5V/3ª), pode carregar smartphones, tablets, câmeras e outros eletrônicos, inclusive outro power bank.

A novidade está restrita à plataforma de financiamento coletivo Youpin, onde os consumidores interessados em participar da captação de recursos do crowdfunding deverão desembolsar 349 yuans (R$ 260 em conversão direta).

Ainda segundo a empresa, o novo carregador portátil pode ser utilizado mesmo em dias de chuva por ter alta taxa de conversão de luz solar em energia elétrica. Ele é adequado para ficar preso à mochila por um “gancho” e recarregado naturalmente.

A tela não apresenta qualquer interferência de câmera, botões ou outros componentes. Também haverá um sensor de impressão digital embutido no display, já que o painel traseiro é amplamente coberto por pelo sensor de energia solar.