8 adaptações que você pode fazer em casa para reduzir gastos – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

8 adaptações que você pode fazer em casa para reduzir gastos

8-adaptacoes-que-voce-pode-fazer-em-casa-para-reduzir-gastos

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2020/03/8-adaptacoes-que-voce-pode-fazer-em-casa-para-reduzir-gastos.html

Está planejando uma reforma ou procurando maneiras de economizar dinheiro com as instalações da sua casa? Há como fazer adaptações simples, como colocar um temporizador no chuveiro, para ajudar a economizar água e energia. A arquiteta Laura Lopes, do escritório Arqsol, recomenda algumas estratégias para diminuir as contas no final do mês. Confira:

1. Instale um temporizador
O equipamento para chuveiros funciona como um cronômetro que controla o tempo do banho. Assim, é possível interromper o fornecimento ou aquecimento da água quente após um período determinado. “Se for uma casa grande, recomendo usar em todos os chuveiros, até no que é usado pelas visitas”, comenta Laura.

2. Tenha descarga de duplo acionamento 
Para os vasos sanitários com caixa acoplada, aposte na válvula de duplo acionamento. O sistema tem dois botões (maior ou menor), que permitem escolher a quantidade de água que será liberada, ajudando a economizar. “Avalie se dá para trocar apenas a caixa acoplada de seu vaso. Caso contrário, poderá ser necessário uma obra hidráulica para colocar esse sistema”, afirma a arquiteta.

3. Coloque um arejador de torneiras
A ferramenta mistura ar com água, diminuindo o fluxo do líquido e mantendo a sensação de volume – economizando no uso de água. “A cozinha e a área de serviço são as partes com maior consumo de água dentro de uma casa”, diz Laura. “O arejador é uma solução simples para essas áreas, mas é preciso analisar se as torneiras são compatíveis com o sistema.”

4. Reutilize a água da chuva
Use calhas no telhado para captar a água da chuva, que poderá ser usada para lavar quintaisgaragem, calçadas, regar plantas e jardins, ou até lavar carros e motos.

Captar água da chuva é outra maneira de economizar o consumo de água em casa (Foto: Thinkstock)

5. Prefira paredes claras
De acordo com Laura, a pintura da residência também pode colaborar com a economia. Escolher cores claras nas áreas internas e externas ajuda a iluminar mais os ambientes, diminuindo a necessidade de acender luzes elétricas. Além disso, paredes mais claras absorvem menos calor, deixando a casa mais fresca – o que pode reduzir o uso de ar-condicionado ou ventiladores. “Para usar cores sóbrias, pense de uma maneira estratégica: em paredes escuras que não são próximas da janela é uma boa opção”, sugere a profissional.

6. Faça compostagem 
Além de reduzir a quantidade de lixo e o desperdício de alimentos, a compostagem é uma maneira de produzir adubo para as plantas do jardim ou de vasinhos. “Econômica e sustentável, a composteira é também uma forma de ajudar o planeta”, comenta Laura.

7. Desligue aparelhos da tomada 
Os eletrodomésticos consomem bastante energia, então prefira os que são certificados de economia pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Podem ser um pouco mais caros, mas esses aparelhos compensam no menor gasto de energia”, afirma a arquiteta. Outra medida é evitar deixar os equipamentos ligados quando não estão em uso – as luzinhas do relógio do micro-ondas, por exemplo, usam energia constantemente.

8. Aposte na energia fotovoltaica
Se for possível, instale películas de vidro ou painéis de energia solar. “As placas solares absorvem muito calor, mesmo em dias nublados, diminuindo a necessidade de usar tanta energia elétrica“, diz Laura.