Classe C é a mais interessada em equipamentos de energia solar – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

Classe C é a mais interessada em equipamentos de energia solar

classe-c-e-a-mais-interessada-em-equipamentos-de-energia-solar

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/classe-c-e-a-mais-interessada-em-equipamentos-de-energia-solar.html

 

A renda média familiar das pessoas interessadas em adquirir equipamentos de geração fotovoltaica é de R$ 2.857,00. A escalada nas tarifas de energia nos últimos anos é um dos principais motivadores do interesse da Classe C na aquisição destes produtos de energia solar. Foi o que constatou um levantamento do Portal Solar.

O estudo foi realizado com base em 1,2 milhão de consultas feitas no marketplace. “Na última década, o preço do kit solar caiu cerca de 75%, o que tornou a alternativa energética mais atrativa para famílias de renda média”, explica Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar

A pesquisa também constatou que 30% dos usuários que fizeram as consultas são empresários, 25% assalariados, 22% autônomos ou profissionais liberais, 16% funcionários públicos e 8% aposentados ou pensionistas. Em relação à situação do imóvel, 80% já foram construídos e 85% dos clientes se declararam donos da propriedade.

O levantamento feito pelo maior e-commerce especializado em energia solar do País ainda observou que o interesse do consumidor em sistemas fotovoltaicos dobrou nos últimos 12 meses e, portanto, o número de instalações também aumentou consideravelmente, o que contribuiu para a queda dos preços. O valor dos equipamentos caiu 30%, enquanto o serviço de instalação teve redução de 40%, no período.

A baixa significativa dos valores fez com que o retorno financeiro do investimento em energia solar atingisse a casa dos 20% a 30% ao ano, sendo mais rentável que o CDB e a poupança, segundo o CEO do Portal Solar. De acordo com o executivo, o aumento da oferta dos painéis solares pelo mercado chinês, responsável por 80% da produção mundial, fez com que os preços desses equipamentos despencassem em 2018.

Outro fator atrativo ao consumidor que quer gerar a própria energia é a possibilidade da venda direta de sistemas solares. Neste modelo, o cliente final paga o produto para o Portal Solar e o serviço de engenharia e instalação para a empresa instaladora. “A vantagem desse sistema de cobrança é que não ocorre tributação dupla do equipamento e permite que as empresas instaladoras possam operar sem estoque, no modelo just in time”, explica Meyer.

 Financiamento

Entre as facilidades oferecidas pelo Portal Solar estão o financiamento realizado em parecia com a BV Financeira, marca de varejo do Banco Votorantim. O crédito é destinado à compra e instalação de sistemas fotovoltaicos, orçados entre 5 mil e 500 mil reais, com parcelas que variam de 12 a 60 vezes. O financiamento, que deve viabilizar a instalação de 15 megawatts de energia solar somente em novembro, é destinado tanto para pessoas físicas quanto para empresas.