Trem turístico movido a energia solar vai ligar a Argentina a Cusco, no Perú – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

Trem turístico movido a energia solar vai ligar a Argentina a Cusco, no Perú

trem-turistico-movido-a-energia-solar-vai-ligar-a-argentina-a-cusco-no-peru

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/trem-turistico-movido-a-energia-solar-vai-ligar-a-argentina-a-cusco-no-peru.html

 

De acordo com a notícia recente da CANATUR (Câmara Nacional de Turismo do Peru), o primeiro trem movido a energia solar da América Latina irá ligar a província de Jujuy, no noroeste da Argentina até a região de Cusco, no Peru. O projeto teve início no ano passado e será concluído ainda este ano, o trem recebeu o nome de “Tren de la Quebrada“.

O portal de turismo divulgou que é estimado que até agosto, o primeiro trecho da ferrovia seja entregue. A rota irá unir a região de Volcán com Purmamarca e Maimará, totalizando na mesma província, aproximadamente, 20 quilômetros. No futuro, a ferrovia pode chegar à Bolívia e também até a cidade dos Incas, Machu Picchu. No entanto, ainda não existe uma data concreta para a finalização de toda a rota.

O “Tren de la Quebrada“, primeiro trem solar da América Latina, de início, conta com apenas um vagão, capaz de transportar cerca de 240 passageiros. Por ser um trem turístico, a velocidade de operação será de e 30 quilômetros por hora. O percurso de Volcán a Maimará levará três horas. A viagem pode ser demorada, porém, conta com lindas paisagens.

Para operar com energia solar, o trem possui instalado no teto, alguns painéis solares fotovoltaicos, são eles que convertem a energia solar em energia elétrica. O investimento foi de aproximadamente 9 milhões de dólares. O projeto contou com especialistas e profissionais internacionais responsáveis pelo primeiro trem solar criado na Austrália: o Byron Bay. O trem solar australiano conta com um trecho de 3 quilômetros.

Os projetos que contam com a utilização da energia solar, são modernos, de alta tecnologia e, além disso, trazem mais sustentabilidade! A energia solar pode ser aplicada de diversas maneiras, é uma fonte energética versátil e eficiente. Os trens movidos a energia solar estão se expandindo por várias regiões do mundo, pois, diminuem a emissão de poluentes, melhoram o custo benefício das operações e promovem o uso da energia solar, uma energia limpa e sustentável! São estratégias que podem fazer toda a diferença para uma melhor qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

No Brasil, o Governo de Brasília e a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) inauguraram a primeira estação metroviária com energia solar na América Latina. Localizada em Ceilândia, a Estação Solar Guariroba conta com 578 painéis fotovoltaicos e é capaz de gerar 288 mil quilowatts-hora (kWh) por ano. Também existe o Projeto da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo que terá energia solar em seu funcionamento.

O Brasil é um País rico em energia solar e está começando a usufruir de toda a potência que possui. A empresa Chinesa BYD junto a brasileira Alsol firmaram uma parceria para ampliar projetos de armazenamento de energia no Brasil. A intenção do acordo é incentivar o desenvolvimento da utilização de sistemas de armazenamento de forma distribuída no setor elétrico brasileiro.

Fique por dentro dos acontecimentos sobre o setor em nosso site! No Portal Solar você acompanha todas as novidades sobre energia solar e seu desenvolvimento mundial. Se tem interesse em gerar sua própria energia limpa, ou adquirir uma placa solar ou painel solar, te indicamos os melhores fornecedores do mercado. Saiba como é possível conseguir um financiamento para energia solar para aproveitar todas as vantagens desta fonte energética.