JP sedia ciclo de palestras sobre energia solar nesta sexta – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

JP sedia ciclo de palestras sobre energia solar nesta sexta

micro-energia-solar-2557

https://portalcorreio.com.br/joao-pessoa-recebe-ciclo-de-palestras-sobre-energia-solar-nesta-sexta-feira/

PBSOLAR traz palestras voltadas a investidores, empreendedores, profissionais e demais interessados na temática

O Sebrae Paraíba promove, nesta sexta-feira (1º), das 8h30 às 19h30, o primeiro ‘PBSOLAR’, um ciclo de palestras que vai abordar o tema da energia solar fotovoltaica. O evento também é uma iniciativa da cooperativa de energia solar Coopsolar e o Sistema OCB/PB e deve abordar assuntos tais como tendências da energia solar no Nordeste, financiamento de investimentos e sistemas cooperativos.

As inscrições podem ser realizadas por meio da página do evento na internet. O PBSOLAR traz palestras voltadas a investidores, empreendedores, profissionais e demais interessados na temática, considerada um setor tecnológico emergente. Além de palestras, o evento também representa uma oportunidade para o público compartilhar conhecimentos e fazer conexões profissionais.

Dentre os palestrantes confirmados, estão o superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Wesley Maciel; o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar), Ronaldo Koloszuk; o especialista em energia solar fotovoltaica, Sidney Ipiranga; e a sócia diretora da Fort3 Solar, Eliana Cavalcanti.

Programação

A programação ainda conta com palestras que vão abordar o panorama da energia solar no Brasil, softwares de projetos fotovoltaicos e geração distribuída e mercado cativo. Em relação à importância da energia solar para as micro e pequenas empresas, ela promove economia desde o primeiro mês, permite maior competitividade, gera retorno do investimento e valoriza a marca.

De acordo com a gestora do projeto da indústria da construção civil do Sebrae Paraíba, Gorete Cirino, o Brasil possui um grande potencial de energia solar e precisa ampliar sua participação na matriz energética.

“Nos últimos anos, a falta de chuva em quase todo o país só tem aumentado. Esse fator impactou fortemente na vida econômica das empresas, que dependem muito da energia elétrica. Isso significa uma conta ‘salgada’ no final do mês, sacrificando ou até mesmo destruindo as margens de contribuição e lucro das empresas. Diante disso, a geração de energia alternativa tornou-se uma saída viável para as empresas e a energia solar fotovoltaica vem como uma solução para redução do custo das empresas a médio e longo prazo. Ela tem sido adotada por empresas de pequeno, médio e grande porte e os incentivos governamentais e financiamentos bancários impulsionam ainda mais essa procura”, frisou.