Município do Piauí anuncia projeto de energia solar em prédios públicos – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

Município do Piauí anuncia projeto de energia solar em prédios públicos

municipio-do-piaui-anuncia-projeto-de-energia-solar-em-predios-publicos

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/municipio-do-piaui-anuncia-projeto-de-energia-solar-em-predios-publicos.html

 

A prefeitura de Alagoinha, no estado do Piauí, acaba de anunciar um projeto que prevê a implantação de sistemas de energia solar nos prédios de órgãos públicos. A proposta do projeto é tornar o município mais sustentável e, ao mesmo tempo, criar alternativas financeiras para o alto custo das tarifas de eletricidade das instalações municipais.

O primeiro passo para a implantação de micro usinas fotovoltaicas no município foi a contratação de um estudo técnico, que será feito pela empresa Ultralink Solar. O próprio prefeito de Alagoinha, Jorismar José da Rocha, reuniu-se no último dia 19 deste mês com representantes da companhia, justamente para debater a viabilidade do projeto.

Em declarações à imprensa, o prefeito destacou que “a energia elétrica vem, com o passar dos anos, sofrendo grandes ajustes e os aumentos têm sido considerados exorbitantes para toda o município. Segundo Jorismar, este impacto também chega aos órgãos públicos, como é o caso da Prefeitura, que atualmente tem um custo muito alto na conta de energia para o funcionamento das secretarias, escolas, postos de saúde e bombas de abastecimento de água dos poços do município.

A ideia é que as micro usinas de energia solar abasteçam todas as unidades consumidoras dos órgãos públicos. “Este projeto visa a diminuição dos custos da energia elétrica e otimiza o serviço com uma energia limpa, que provoca o desenvolvimento sustentável e renovável para abastecer todos os órgãos públicos municipais ”, disse o prefeito.

O uso de energia solar no poder público já é uma grande tendência no Brasil A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou recentemente alíquota zero de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para coletores ou painéis solares usados no aquecimento de água e na geração de energia. A proposta também determina o uso de energia solar nos prédios do governo federal construídos após a aprovação da lei.

O texto aprovado determina que os prédios públicos a serem construídos prevejam instalação de equipamentos solares com capacidade de gerar energia equivalente a 10% do consumo de eletricidade previsto. Se não for possível instalar os painéis solares no prédio público, o sistema deverá ser instalado de forma remota, dentro da mesma área de concessão ou permissão de distribuição de energia elétrica.