Brasil regista aumento da micro e mini-geração solar e atinge 350 MW – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

Brasil regista aumento da micro e mini-geração solar e atinge 350 MW

brasil-regista-aumento-da-micro-e-mini-geracao-solar-e-atinge-350-mw

https://www.portal-energia.com/brasil-aumento-micro-mini-geracao-energia-solar/

O Brasil é um país abençoado por Deus em diversos aspectos, e o fator natureza se destaca. Talvez nenhum país do mundo seja tão rico em biodiversidade, terras agricultáveis, diferentes relevos, ventos, águas e sol.

Até pouco tempo o Brasil se orgulhava de ser um país que gera grande parte da sua energia de forma limpa, através das hidrelétricas.

Entretanto, com as secas, e o aumento da exigência de energia, começaram a ocorrer apagões, e o que ocorre em consequências deles, o aumento das tarifas de energia residencial e empresarial.

A energia solar é uma solução fundamental, já que depois de pago o investimento com instalação, enquanto o sistema perdurar é como se a energia viesse de graça, e em um país onde a incidência solar é boa o ano todo na maioria das regiões, esse sistema de produção energética deve ser o presente e o futuro.

Inclusive vem aumentando substancialmente à produção individual, ou micro, ou mesmo a mini geração de energia solar. Essa geração é feita por meio de placas fotovoltaicas que podem ser instaladas em descampados, telhados, sacadas e coberturas.

Se você comprar e instalar em sua residência ou comércio esses painéis fotovoltaicos, pode reduzir a conta de energia, deixar de ter uma conta de energia, ou até mesmo começar a vender energia para o sistema, ganhando créditos ou até dinheiro com isso.

Isso será positivo para você, mas também para todo o país, pois existem lugares no mundo, em que apenas com esses mini projetos de geração fotovoltaica, já é possível suprir toda a necessidade energética do país sem para isso precisar construir nenhuma termo-elétrica, ou nenhuma das perigosas usinas nucleares.

Números da micro e mini-geração de energia solar no Brasil

O Brasil atingiu os 350 megawatts de capacidade de geração apenas com mini e micro geração de energia solar. Esses sistemas são usados em indústrias, prédios públicos, no meio rural, em comércios e em casas.

Recomendamos a leitura: Vantagens e desvantagens da energia solar

De acordo com a ABSOLAR, que é a sigla da Associação Brasileira de Energia Solar, o sistema de conversão direta da luz solar em eletricidade é o sistema mais usado no país.

Como essa captação é distribuída

A maioria dos sistemas de captação e conversão de energia solar em energia elétrica no Brasil está instalado em residências, em uma proporção de 76,7% de todas as instalações.

O setor de serviços e o de comércio vem logo após, com 16,1% das instalações, e em seguida vêm os consumidores que estão no campo, com 3,8%, indústrias, com 2,5%, entes públicos, com 0,8%, serviços e iluminação pública, com 0,1% cada.

Em relação à potência de captação e conversão a distribuição é diferente, pois as empresas precisam de uma quantidade bem maior de energia, e possuem recursos financeiros para fazerem instalações maiores e mais potentes.

Os setores de serviços e comércio contam com 43,3% de capacidade, enquanto as residências, 37,4%, as indústrias, 9,2%, as propriedades rurais, 6,5%, os entes públicos, 3,3%, serviços públicos, 0,4%, e por fim, iluminação pública, com 0,2%.

Isso tudo resulta em 44.727 consumidores, servidos por 37.107 sistemas de captação e conversão, instalados a um custo de 2,5 bilhões de reais desde 2012.

Recomendamos a leitura: Energia solar grátis – No Brasil quase ninguém aceita

Causas do crescimento da energia Solar

A ABSOLAR considera que existem três fatores principais que impulsionaram e impulsionam a instalação de painéis fotovoltaicos pelo país, e são:

Aumento da consciência sócio-ambiental de todos, desde as pessoas, empresas e governos;

Aumento do preço da energia fornecida pelas concessionárias, que faz dos painéis fotovoltaicos mais competitivos em relação ao custo da instalação;

O preço dos painéis e de todos os sistemas necessários para a captação, conversão e aproveitamento de energia solar, que tiveram redução de 75% nos últimos dez anos.

Expectativa de crescimento

Pesquisas comprovam que ainda existe um vasto campo inexplorado para crescimento. Além do incrível potencial fotovoltaico do país, devido à extensão e disponibilidade de sol, existe a vontade das pessoas de terem o próprio sistema de energia solar, já que nove em cada dez brasileiros sonham ou planejam cedo ou tarde contar com esse tipo de sistema.