China pretende construir primeira estação de energia solar no espaço – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

China pretende construir primeira estação de energia solar no espaço

china-pretende-construir-primeira-estacao-de-energia-solar-no-espaco

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/china-pretende-construir-primeira-estacao-de-energia-solar-no-espaco.html

 

A construção de uma estação espacial capaz de captar a energia proveniente dos raios solares está sendo projetada pela Academia de Tecnologia Espacial da China. O objetivo principal do projeto é conseguir captar e usar a energia solar até mesmo em dias que o planeta Terra esteja nublado. Isso porque a matriz fotovoltaica desta nova estação irá ficar fora da atmosfera terrestre.

Os cientistas chineses iniciaram os trabalhos e já possuem uma base experimental na cidade de Chongqing, onde será construída uma estação espacial de energia solar. O projeto vai acontecer em 2021 podendo chegar até 2025, com conclusão estimada para o ano de 2030. Caso o lançamento seja um sucesso e eficiente como o planejado, os pesquisadores chineses pretendem testar e construir instalações maiores em tamanho e em potência até 2050.

A estação espacial irá contar com um módulo central e outros dois módulos experimentais. Seu peso será de, aproximadamente, 66 toneladas, com capacidade para abrigar três pessoas ao mesmo tempo. Sua vida útil foi projetada para durar, no mínimo, 10 anos. Além de enviar energia limpa para a Terra, a estação espacial pode facilitar operações mais distantes e profundas no universo. A China poderá realizar suas próprias pesquisas científicas em áreas como a física, por exemplo.

A estação espacial será capaz de recolher energia solar com seis vezes mais intensidade do que na Terra. A energia solar captada no espaço será convertida em eletricidade ainda no espaço e, através de micro-ondas ou laser, será repassada ao planeta para um sistema receptor. A China foi o primeiro país a anunciar que irá construir uma estação solar espacial a cerca de 36 mil quilômetros de altura.

Porém, nem tudo está resolvido no projeto da estação solar espacial. Existem também alguns desafios a serem resolvidos, como, por exemplo, o peso da estação espacial que a torna difícil de se manter no espaço. Os cientistas chineses estão considerando montar a estação em órbita e usar materiais impressos em 3D. Os cientistas também deverão analisar quais serão os efeitos da radiação das micro-ondas no planeta.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), no ano passado, a capacidade de geração de energia solar cresceu 50%, e a China representou quase a metade dessa expansão mundial. Os projetos asiáticos estão impulsionando a energia solar. A China está investindo em energia solar para se tornar referência em energias renováveis. O País asiático transformou uma mina de carvão destruída em fazenda solar flutuante.

A China está bem avançada quando se trata de investimentos em energia solar e fontes renováveis. Com isso, podemos tirar muita inspiração e motivação desse país para aplicar no Brasil, que tem grande potência solar. O Portal Solar divulga todos os acontecimentos, notícias e curiosidades do setor de energia solar fotovoltaica. Acesse o site e saiba mais sobre como obter um financiamento para energia solarplaca solar e painel solar.  Entre em contato conosco e encontre o fornecedor mais próximo a você.