Estudo do Sebrae aponta 20 oportunidades de negócios para empreendedores na área de energia solar – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

Estudo do Sebrae aponta 20 oportunidades de negócios para empreendedores na área de energia solar

micro-energia-solar-2614

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/estudo-do-sebrae-aponta-20-oportunidades-de-negocios-para-empreendedores-na-area-de-energia-solar.html

 

Um estudo inédito publicado recentemente pelo Sebrae apresenta o potencial de negócios da cadeia de energia solar fotovoltaica no Brasil. A entidade identificou 20 oportunidades para os empreendedores brasileiros, sobretudo na área de serviços para projetos de geração distribuída.

Entre os segmentos de grande potencial identificados no estudo, destacam-se consultoria e assessoria diversos (consultoria ambiental, jurídica, tributária, fundiária, financeira, avaliação de recurso solar, técnica/engenharia, treinamento e capacitação), integradores de sistemas fotovoltaicos, certificadoras e serviços terceirizados para grandes empresas de operação e manutenção.

publicação do Sebrae foi desenvolvida pela CELA Clean Energy Latin America em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Organização do Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e traz um diagnóstico sobre a cadeia produtiva e de serviços nacional, no sentido de subsidiar instituições, empresários e empreendedores.

Com 362 páginas, o estudo traz um completo diagnóstico da cadeia produtiva solar, com análises do setor, baseado em dados de diversas fontes e instituições especializadas, nacionais e internacionais. A intenção é suprir o mercado brasileiro com informações de qualidade, a fim de impulsionar os negócios no País e gerar empregos locais e de qualidade, além de contribuir para a prosperidade e o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Para a coordenadora nacional do Macrossegmento Energia no Sebrae Nacional, Eliane Borges, o estudo serve para orientar instituições e empresas atuantes na cadeia na formulação de estratégias competitivas, que contemplem a inclusão dos pequenos negócios. “Mais de 99% dos empreendimentos formais do Brasil estão ligados aos pequenos e médios negócios, inclusive na área de energia solar”, disse.

O estudo Cadeia de Valor da Energia Solar Fotovoltaica no Brasil é fruto do Projeto Plataforma de Colaboração para a Difusão e Implantação de Iniciativas de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, realizado pelo Sebrae, BID e OEI, que desenvolveu cinco grandes estudos técnicos sobre cadeias de valor estratégicas para a indústria nacional.

Dividido em 15 capítulos, mapeamento do Sebrae traz também um paralelo com a  cadeia de valor mundial de energia fotovoltaica, um panorama da solar na matriz elétrica no mundo e no Brasil, os principais marcos regulatórios no País e os modelos de financiamentos existentes. Destaca ainda as instituições atuantes na cadeia produtiva nacional, incluindo as startups, e as tendência tecnológicas internacionais para o setor.