Prédio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá sistema de energia solar – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

Prédio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá sistema de energia solar

predio-da-universidade-do-estado-de-santa-catarina-udesc-tera-sistema-de-energia-solar

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/predio-da-universidade-do-estado-de-santa-catarina-udesc-tera-sistema-de-energia-solar.html

 

Em Florianópolis, o prédio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no campus no Itacorubi, irá receber ainda este ano, um sistema de energia solar. O projeto está sendo financiado pelo Programa de Eficiência Energética Aneel Celesc, com previsão de finalização em março de 2019. A ação com certeza trará muitos benefícios para a Universidade.

Segundo os engenheiros responsáveis pela obra, 156 painéis solares de 325 Wp serão instalados. Isso representa uma potência instalada de 50,70 kWp. Outra mudança que será feita é a substituição de 1,1 mil lâmpadas comuns pelas de tecnologia LED, que irá gerar uma economia de 48% na conta de energia da Udesc. As mudanças foram possíveis através do auxílio do Programa de Eficiência Energética das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), com recursos financeiros de R$ 940 mil.

As placas solares fotovoltaicas somadas a tecnologia LED na iluminação da universidade, irão reduzir as contas e diminuir a poluição e impacto ambiental. Cada mudança conta muito na busca por um futuro mais limpo e consciente. Ainda existe a possibilidade da Universidade entregar à concessionária de energia, Celesc, a energia excedente e depois utilizar como créditos na conta. Isso acontece quando o sistema solar gera mais energia do que o local consome.

Mensalmente serão economizados, aproximadamente, 42 Megawatt-hora com a nova instalação das lâmpadas de LED e 5 Megawatt-hora com a geração de energia solar por meio das placas solares instaladas no campus. Após o término do projeto, é possível que a redução seja de mais de 30% no consumo de energia na sede do Campus I e economia de até 567 Megawatt-hora.

O investimento inicial é considerado alto, porém, o payback (tempo em que o valor investido é pago através da economia), é rápido, leva apenas cerca de cinco anos. Os projetos de eficiência energética estão promovendo o uso de energias renováveis e servindo de exemplo para todos! Essas ações realizadas na Udesc são parte do Projeto Carbono Zero, previsto no Plano de Gestão 2016-2020. Essas mudanças com certeza irão agregar valores a Universidade do Estado de Santa Catarina.

O Brasil tem um grande potencial solar que precisa ser aproveitado! A ideia de usar a energia solar para gerar abastecimento energético em universidades é excelente e a Udesc não é a única. Você sabia a USP possui uma usina de energia solar? São três sistemas instalados pelo prédio. Os sistemas totalizam 540 kW de potência.

Em Lins – São Paulo, uma universidade também inaugurou uma usina solar para abastecer suas instalações. A usina solar é composta por 1.680 placas distribuídas em uma área de seis mil metros quadrados, com capacidade para abastecer até 500 casas por mês. Seguindo neste ramo, a Bahia inaugurou um laboratório de certificação de painéis solares. A energia solar não para de crescer!

Navegue pelo Portal Solar para conhecer mais sobre a placa solar, painel solar e a energia solar fotovoltaica. Em nosso blog publicamos muitas informações, curiosidades e novidades sobre o assunto da energia solar. Se estiver interessado em fazer uso desta energia sustentável, entre em contato conosco e solicite um financiamento para energia solar.