Energia Solar, mas sem sol. Como é possível? – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

Energia Solar, mas sem sol. Como é possível?

energia-solar-mas-sem-sol-como-e-possivel

https://www.ecodebate.com.br/2019/05/31/energia-solar-mas-sem-sol-como-e-possivel/

 

Já pensou não precisar mais usar o telhado para produzir energia solar em sua casa ou empresa?

Chamada de a nova geração de células solares orgânicas, elas não precisam mais ficar expostas diretamente ao sol para captá-lo e transformá-lo em energia elétrica, basta estarem instaladas em um ambiente com luz natural.

Isso quer dizer que a eletricidade será gerada com a claridade natural, mesmo em ambientes internos.

O estudo foi apresentado no Japão pelo pesquisador Ryota Arai e seus colegas da Universidade Kyushu e da empresa Ricoh.

Eles explicam que o trabalho consistiu em selecionar os melhores materiais para compor células solares orgânicas capazes de gerar eletricidade de forma eficiente em ambientes de baixa iluminação.

Mas, embora seja uma revolução no setor, a nova tecnologia ainda está longe da viabilidade entregue pelas tradicionais placas de silício, as mais utilizadas hoje na geração de energia solar fotovoltaica.

As células solares orgânicas são flexíveis e baratas, mas ainda estão correndo atrás do silício em termos de eficiência na conversão da luz em eletricidade.

Segundo os cientistas, os estudos estão avançando para viabilizar o uso da tecnologia de forma a alimentar os aparelhos elétricos sem a necessidade de fios. Vamos aguardar!

Enquanto isso, os painéis solares atualmente instalados sobre os telhados produzem energia limpa e ainda podem trazer até 95% de redução no valor da conta de energia elétrica.

Através da instalação de um conjunto de equipamentos que formam os chamados sistemas fotovoltaicos conectados à rede (On-Grid), consumidores conseguem gerar sua própria energia com a luz do sol e trocar ela pela energia da rede durante a noite.

Você pode imaginar que não existe geração de energia solar no período noturno, não é mesmo?

Digamos que se trata de uma fonte intermitente que não pode ser fornecida continuamente devido a fatores não controláveis.

Por esse motivo, nesses sistemas a energia gerada no dia e não consumida é injetada na rede e emprestada à distribuidora, que a devolve ao consumidor na forma de créditos energéticos.

Esses créditos são usados para abater da energia consumida da rede durante a noite, o que permite manter a sua casa sempre abastecida pela energia elétrica que você mesmo produziu.

Essa é a razão pela qual os sistemas conectados à rede são os que mais se espalham pelo Brasil e pelo mundo.

Através do segmento de geração distribuída regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), mais de 72 mil brasileiros hoje utilizam esses geradores solares como fonte da própria energia, um público que deve chegar a 886.700 deles até 2024, segundo a projeção da própria ANEEL.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 31/05/2019

Energia Solar, mas sem sol. Como é possível?

, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 31/05/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/05/31/energia-solar-mas-sem-sol-como-e-possivel/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.