Plataforma solar flutuante é testada em barragem de hidrelétrica no Rio São Francisco – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

Plataforma solar flutuante é testada em barragem de hidrelétrica no Rio São Francisco

plataforma-solar-flutuante-e-testada-em-barragem-de-hidreletrica-no-rio-sao-francisco

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/plataforma-solar-flutuante-e-testada-em-barragem-de-hidreletrica-no-rio-sao-francisco.html

 

A energia solar vem crescendo e trazendo variadas formas de uso, seja qual for o tamanho dos painéis solares, o projeto ou o local, essa fonte de energia sustentável não decepciona e a geração de energia solar está em ascensão pelo mundo inteiro. Considerada uma fonte de energia inteligente, a energia solar está sendo explorada e descoberta como a energia do futuro.

Por esse e outros fatores, as Equipes do Ministério da Integração Nacional e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), está realizando uma série de estudos para viabilizar o uso da energia solar e de outras energias renováveis no Projeto de Integração do Rio São Francisco.

O principal objetivo ao escolher energias renováveis é diminuir o consumo de energia elétrica do sistema, que, atualmente, representa cerca de 80% dos custos da operação do empreendimento. Além disso, as energias renováveis são menos poluentes. O estudo envolve uma série de fatores, como, por exemplo, custos de investimento, hidrografia e clima.

Um dos benefícios da energia solar que chamou atenção entre tantos foi que: com a ausência de luz solar, o crescimento de algas é reduzido, ajudando também a diminuir o gasto com manutenção e aumentando a vida útil dos equipamentos. As estimativas do estudo mostraram que painéis solares de um megawatt podem economizar nove milhões de litros de água anualmente.

A equipe responsável pelo projeto anda estudando a geração de energia solar por meio de uma plataforma solar flutuante. Muitos locais do mundo já possuem essa tecnologia. Instalada as placas solares flutuantes, a evaporação diminui, pois o equipamento montado nos canais bloqueia a radiação solar.

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco terá um investimento de R$ 56 milhões. O projeto desenvolvido é pioneiro e promete ser referência em geração de energia solar com painéis solares flutuantes. Até dezembro, a usina solar flutuante deve entrar em operação. Mais quatro plantas serão instaladas no ano que vem, ao todo serão cinco sistemas capazes de produzir 5 MWp, energia suficiente para abastecer, aproximadamente, cinco mil residências.

A energia solar captada através de placas solares já vem sendo usada por mais de 40 mil brasileiros. Esta nova forma de produção de energia, com painéis solares flutuantes instalados em lagos de usinas hidrelétricas, está sendo testada e promete ser um sucesso! As tecnologias voltadas para energia solar estão sendo a melhor alternativa para unir inovação, sustentabilidade e economia.

O grande potencial de incidência solar em nosso país deve ser aproveitado de todas as maneiras que forem possíveis, pois existem muitas formas de aplicar e utilizar a energia solar fotovoltaica. Através de uma pesquisa foi revelado que painéis solares flutuantes produzem até 14% mais energiaConheça a usina solar flutuante do Brasil já em operação.

Para você que ficou interessado em gerar sua própria energia, através do raio solar, saiba mais sobre o financiamento para energia solar e adquira sua placa solar. Nós, do Portal Solar, contamos com o maior banco de dados de empresas qualificadas no país que trabalham com energia solar fotovoltaica.