Startup japonesa vai construir usina de energia solar no Distrito Federal – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

Startup japonesa vai construir usina de energia solar no Distrito Federal

startup-japonesa-vai-construir-usina-de-energia-solar-no-distrito-federal

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/startup-japonesa-vai-construir-usina-de-energia-solar-no-distrito-federal.html

 

Abundante, sustentável e limpa, a energia solar vem crescendo a cada dia que passa e se tornando mais forte, presente e competitiva no Brasil! O País ocupa, atualmente, a 16º posição no ranking mundial de geração solar. Por esse e outros motivos, a startup japonesa Shizen Energy, do setor de energias renováveis, divulgou recentemente seu novo projeto no Brasil: construir uma usina de energia solar no Distrito Federal.

A localização desta usina será no núcleo rural Capão Seco, na região do Paranoá. A startup japonesa conhece o potencial do Brasil em relação à incidência solar, pois vem trabalhando em nosso País desde o ano passado. Neste novo projeto, a startup terá o apoio da empresa brasileira de empreendimentos imobiliários Espaço Y. De início, a usina construída irá fornecer 1,1 MW para os habitantes de Brasília e cidades satélites. Essa parceria irá render bons resultados, como, por exemplo, a geração de mais de 20MW de energia solar. O projeto piloto pode começar a operar no final do primeiro semestre deste ano.

Quando a usina solar começar a operar com sua capacidade inicial de 1,04 megawatt por mês, será possível abastecer com energia solar, aproximadamente, 350 residências. O Brasil é um dos países que mais consome energia elétrica no mundo, aparecendo na lista dos 10 maiores. É fato que a energia é de importância inestimável, porém é necessário analisar qual a melhor maneira de gerá-la, de modo a não causar grandes prejuízos aos recursos naturais. Atualmente, as energias renováveis representam 80,3% da capacidade instalada de geração de energia, sendo a energia hidrelétrica a principal fonte.

Para diversificar a matriz energética do Brasil, o País vem recebendo apoio político para promover outras fontes energéticas, como a energia solar, por exemplo, que vem sendo desenvolvida em ritmo acelerado desde 2012. Quem fizer parte dos compradores do projeto da Shizen Energy será beneficiado com descontos na tarifa, pois terão um registro no sistema remoto de medição líquida patrocinado pelo governo do Distrito Federal.

A Shizen informou que o investimento será de 5 milhões por megawatt instalado. Já existem dois comércios do Distrito Federal que contrataram o serviço e, com a medida, irão reduzir em até 20% sua conta de energia. Além disso, outras 20 empresas estão negociando sua adesão. A usina solar não terá nenhum contrato com a Companhia Energética de Brasília (CEB).

Segundo o CEO da Shizen, “o desenvolvimento de matrizes energéticas sustentáveis é uma maneira de criar energia limpa para o futuro e, ainda mais importante, mudar o modo como as pessoas e as organizações usam a energia.” O objetivo é conscientizar as pessoas de todo o mundo! O Japão é um exemplo quando se trata de energia solar, a usina de energia solar flutuante mais potente do mundo é do Japão.

Em Brasília, também existem diversos projetos com energia solar: alunos instalaram placa solar na Fábrica Social para abastecimento energético. Para mais informações sobre o universo da energia solar, continue acessando o nosso site e saiba mais sobre o painel solar. O Portal Solar, além de ser o maior e o primeiro site sobre energia solar, ainda auxilia pessoas interessadas por essa tecnologia a conseguirem um financiamento para energia solar. Somos parceiros das maiores e melhores empresas de energia solar.