Inframoura reutiliza baterias em «sistema inovador de armazenamento de energia» – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

Inframoura reutiliza baterias em «sistema inovador de armazenamento de energia»

inframoura-reutiliza-baterias-em-sistema-inovador-de-armazenamento-de-energia

https://www.sulinformacao.pt/2019/05/inframoura-usa-baterias-usadas-em-sistema-inovador-de-armazenamento-de-energia/

Solução instalada permitirá tornar a rede fotovoltaica de Vilamoura «mais estável e resiliente»

Um «sistema inovador de armazenamento de energia», que permitirá melhorar a produção da central solar da Inframoura, foi instalado por esta empresa na sua sede, em Vilamoura, no concelho de Loulé.

A solução que foi instalada «recorre a baterias de iões de lítio, usadas anteriormente em veículos elétricos, viabilizando a sua reutilização para uma segunda vida útil», revelou a Inframoura.

A sua implantação permitirá «maximizar a produção» da central solar fotovoltaica existente em Vilamoura e «torná-la mais estável e resiliente».

As novas baterias que foram instaladas no edifício sede da Inframoura permitirão «uma autonomia de 100% da rede elétrica de distribuição convencional, só recorrendo à mesma em caso de contingência. Esta autonomia permitirá minimizar as emissões de gases com efeito de estufa (14ton CO2,e/ano), gerar uma significativa poupança anual de energia e tornar a empresa mais resiliente para o futuro mercado de energia elétrica».

Esta é uma das medidas que constam no Plano de Descarbonização da Inframoura, recentemente aprovado, que contou com a colaboração estreita da Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL).

«Este plano norteia o compromisso da empresa para a neutralidade carbónica, alinhando ao mesmo tempo a sua atividade com a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do município de Loulé (EMAAC de Loulé), do recente Plano Nacional Energia Clima (PNEC 2030) e das diretrizes da União Europeia», segundo a Inframoura.

A empresa salientou ainda que a solução agora instalada «constitui um passo inovador na transição para uma economia neutra em carbono e aborda vários dos princípios basilares do PNEC 2030, como a aposta na proximidade entre produção e consumo de energias renováveis, aproveitamento dos recursos endógenos (Sol) e a transição para uma economia circular».

As baterias vão armazenar energia produzida na central fotovoltaica, que será utilizada em períodos «com baixa ou sem radiação solar».

«Com esta integração de energia fotovoltaica com armazenamento, a Inframoura será a primeira entidade a nível nacional que concretiza um projeto de reutilização de baterias de veículos elétricos para fins estacionários», concluiu a empresa.