A Nissan agora também ajuda a distribuir gelados – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

A Nissan agora também ajuda a distribuir gelados

a-nissan-agora-tambem-ajuda-a-distribuir-gelados

https://www.autonews.pt/carros-eletricos/noticias/43878-a-nissan-agora-tambem-ajuda-a-distribuir-gelados/

A Nissan retirou o ICE (motor de combustão interna) de uma carrinha de gelados, e criou um conceito delicioso para celebrar o “dia do ar limpo” no Reino Unido na semana passada e que vale a pena conhecer em detalhe.

A Nissan fez uma parceria com  o fabricante de gelados Mackie’s of Scotland, que já hoje utiliza a energia solar e eólica para as suas quintas de produção de leite. Nesta parceria com a Nissan é possível mostrar que se pode diminuir a dependência do carbono em todas as etapas do fabrico do gelado.

A maioria das carrinhas de gelados, especialmente os modelos mais antigos, têm motores a diesel que são mantidos em funcionamento para operar o equipamento de refrigeração. Esses motores são criticados por produzir emissões prejudiciais e este conceito da Nissan mostra uma solução potencial para os fornecedores que buscam reduzir sua pegada de carbono e oferecer aos clientes uma experiência completa e positiva.

O protótipo da van é baseado no e-NV200, o veículo elétrico comercial 100% elétrico da Nissan. O conceito é uma demonstração funcional do Ecossistema Elétrico da Nissan, combinando um sistema de tração de emissão zero, armazenamento de energia numa bateria de segunda vida e ainda a geração de energia solar renovável, com a utilização de um teto solar no veículo.

Enquanto o motor da carrinha é impulsionado por uma bateria de 40kWh, já o equipamento de gelados que está instalado  a bordo, incluindo uma máquina de gelado, congelador e frigorífico de bebidas, são alimentados pelo Nissan Energy ROAM, um banco de energia portátil e que será lançado comercialmente ainda este ano.

Concebido para aplicações profissionais e de lazer, o ROAM é um pack de alimentação portátil que utiliza células de iões de lítio recuperadas dos primeiros veículos elétricos Nissan de primeira geração (produzidos a partir de 2010). Esta opção proporciona uma segunda vida sustentável para as baterias dos veículos elétricos da Nissan.

Nissan e-NV200 Carrinha de Gelado: Detalhes

O e-NV200 tem um autonomia totalmente elétrica de aproximadamente 200 km entre carregamentos. Neste projeto da carrinha de gelados, as duas unidades da Nissan Energy ROAM têm uma capacidade de armazenamento combinada de 1,4 kWh e cada com potência de saída até 1 kW.

Estas baterias portáteis podem ser recarregados a partir de uma fonte de alimentação de 220v (uma recarga completa leva cerca de uma hora), ou através do painel solar no teto da carrinha (uma recarga completa em 2-4 horas).