Com impulso de geração distribuída, energia solar no Brasil deve crescer 44% em 2019 – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

Com impulso de geração distribuída, energia solar no Brasil deve crescer 44% em 2019

com-impulso-de-geracao-distribuida-energia-solar-no-brasil-deve-crescer-44-em-2019

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/com-impulso-de-geracao-distribuida-energia-solar-no-brasil-deve-crescer-44-em-2019.html

 

A produção própria de energia beneficia cerca de 51 mil consumidores atualmente. Em potência instalada, são mais de 434 mil quilowatts (kW), segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Seguindo esse ritmo de crescimento, estima-se que os números saltem para 886 mil unidades consumidoras, com potência instalada de 3.200 megawatts (MW) até o ano de 2026. A geração distribuída é autorizada pelo governo federal por meio de Resolução Normativa desde 2012, a partir daí a energia solar vem ganhando cada vez mais espaço.

O Brasil precisa diversificar sua matriz energética. Neste cenário, as energias renováveis, principalmente a energia solar, tem ganhado destaque e vive um momento histórico no País, um momento de expansão e crescimento! Esse crescimento acontece, principalmente, devido aos incentivos do governo, como, por exemplo, as linhas de financiamento concedidas por bancos públicos e privados.

A geração distribuída vai muito bem, atende a diversos consumidores, como particulares, comércios, empresas e indústrias. São mais de 20 mil sistemas fotovoltaicos em operação. Até o momento, o sistema fotovoltaico responde por aproximadamente 80% da potência instalada. O País tem um excelente potencial para captação de energia solar e, cada vez mais, os custos de compra e instalação de equipamentos solares estão menores.

Agora, em 2019, o Brasil pode ter um crescimento de 44% na capacidade de energia solar instalada. Isso pode levar o País a atingir a marca de 3,3 gigawatts (GW) da fonte em operação. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), os projetos de geração distribuída devem somar 628,5 megawatts (MW) em capacidade solar ao Brasil, um salto de 125%.

Em comparação com as outras fontes renováveis, a energia solar é o recurso mais constante e presente em todos os lugares. Além disso, a energia solar é muito flexível, podendo ser usada em variados projetos.  A Empresa de Pesquisa de Energia (EPE) projeta que, até 2024, o Brasil terá mais de 1 milhão de sistemas fotovoltaicos em operação. No ano de 2030, a principal meta é chegar aos 25 GW de capacidade instalada.

Uma pesquisa realizada ano passado revelou que 89% da população brasileira tem a vontade de gerar sua própria energia sustentável em casa. Isso mostra o quão grande será a expansão desta fonte este ano. A Absolar prevê que muitos investimentos serão feitos no setor, algo próximo de 5,2 bilhões de reais, com cerca de 3 bilhões de reais para a geração distribuída. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apesar de todos estes avanços, a energia solar responde somente por 1% da capacidade instalada no Brasil. No entanto, este número deverá aumentar em breve!

Qualquer pessoa interessada em energia solar pode instalar sistemas solares fotovoltaicos em sua residência, empresa ou comércio e, assim, produzir a sua própria energia limpa e renovável. O Portal Solar trabalha com os melhores fornecedores de energia solar, placa solar e painel solar, entre em contato conosco e saiba como conseguir um financiamento para energia solar. Assim, além de economizar, você irá contribuir para um mundo mais sustentável!