Minas Gerais lidera ranking de geração solar distribuída no País – MICRO SOLAR ENERGY
Responsive image
Article

Minas Gerais lidera ranking de geração solar distribuída no País

minas-gerais-lidera-ranking-de-geracao-solar-distribuida-no-pais

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/minas-gerais-lidera-ranking-de-geracao-solar-distribuida-no-pais.html

 

Segundo mapeamento recente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Estado de Minas Gerais é a região que possui o maior volume de potência instalada na geração solar distribuída. Atualmente, o território mineiro conta com 137 megawatts (MW) em operação em residências, comércios, industriais e propriedades rurais.

O ranking da ABSOLAR traz ainda a cidade mineira de Uberlândia como a maior geradora de energia solar por meio da micro e minigeração distribuída. O município possui em torno de 12 MW de potência instalada, o equivalente a quase 2% de tudo o que o País produz nesta área e cerca de 9% do que é originado em Minas Gerais.

As informações constam do novo relatório da ABSOLAR e foram divulgadas esta semana pela Prefeitura de Uberlândia. O levantamento foi feito com base nos dados atualizados no mês de fevereiro pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O município ficou à frente, por exemplo, de capitais como Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Cuiabá.

Segundo dados da ANEEL, os cerca de 12 MW de potência instalada em Uberlândia estão presentes em 812 unidades consumidoras com geração distribuída, beneficiando 1.023 consumidores com a transferência de crédito da energia produzida.

Segundo estudo recente realizado pela Carbon Disclosure Project e publicado na agência de notícias Bloomberg, Uberlândia figura entre as 100 cidades mais verdes do mundo. O levantamento relacionou, dentre os 570 municípios considerados globais, aqueles que já usam 70% ou mais de fontes renováveis (hidro, eólica, solar e biomassa) para prover eletricidade à população.